Canetas emagrecedoras, o que preciso saber ?

As conhecidas canetas emagrecedoras fazem parte de uma classe de medicações chamada de análogos de GLP-1. Compõe esse grupo: Liraglutida (Victoza, Saxenda), semaglutida ( Ozempic,Wegovy) e mais recentemente: o análogo duplo ( GLP-1 e GIP) tirzepatida (Mounjaro, Zepbound).

Os análogos de gLP-1 são medicações aprovadas para uso no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 e obesidade.

O tratamento do diabetes é possível devido ao efeito incretínico, ou seja, com a presença do alimento no lúmen intestinal os análogos de GLP-1 estimulam a secreção de insulina pela células beta-pancreáticas e inibem a secreção de glucagon levando, portanto, ao controle da glicemia.

Enquanto que seu efeito no controle de peso dar-se pelo retardo do esvaziamento gástrico ( o alimento demora mais tempo no estômago) e ação no centro de fome e saciedade no sistema nervoso central (região do hipotálamo) com consequente redução do apetite e aumento da saciedade, o que leva a perda de peso.

Tais medicações inauguram uma nova era no tratamento das doenças metabólicas, pois são seguras e reduzem eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes e/ou obesidade ; como também são eficientes com redução de peso que varia de 8% a 20% do peso inicial .

Como toda medicação, o uso de análogos de GLP- 1 exige cuidados, pois o paciente pode apresentar efeitos colaterais intestinais, como: náuseas, vômitos, empachamento, constipação ou diarreia. Bem como, ter piora dos cálculos de vesícula. Essa medicação é contraindicada em casos de pancreatite ou câncer medular de tireoide.

Se você está considerando tratamento com alguma dessas medicações, é essencial realizar uma avaliação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *